sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O papel do feedback no processo de aprendizagem online – quais desafios, quais cuidados, quais possibilidades?



  O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre o papel do feedback no processo de aprendizagem online  e quais cuidados, desafios e possibilidades devemos considerar.

            O feedback é o retorno preciso que qualquer cursista a distância necessita para seguir em frente na sua caminhada pela apropriação do conhecimento.

            Temos debatido nos nossos espaços de interação que a administração do tempo, tanto pelo cursista quanto pelo tutor, é um dos grandes desafios da EAD. A eficácia do feedback está diretamente relacionada ao tempo. Quando o cursista posta uma tarefa fica ansioso pela resposta – isso é o que tem mostrado a nossa experiência como tutor e como cursista. Enquanto ele não recebe uma resposta, seja positiva ou negativa, o seu prosseguimento fica, de certa forma, prejudicado. E se essa resposta demorar muito, o aluno pode ficar desestimulado. Essa situação de atraso do feedback pode gerar vários problemas, que vão desde a perda  da oportunidade da correção e postagem do feedback, até a desmotivação total do cursista para prosseguir à próxima etapa.

            Os relatos de alunos no vídeo[1] postado na plataforma do Curso de Tutores nível 2, esta semana,  ratificam essas considerações.

            Outro detalhe importantíssimo diz respeito à qualidade do feedback. Se ele for escrito, há que se ter o cuidado de escrever numa linguagem culta e de acordo com as normas gramaticais vigentes, evitando-se erros que possam apontar uma falta de cuidado do tutor com o que escreve. A mensagem deve ser clara, precisa, concisa, cordial e educada. Não pode haver dúvidas, por parte do cursista, sobre o teor da mensagem que se quer transmitir. O que os autores do texto A comunicação e a Interação do Tutor chamam de “ambiguidades da linguagem”.

            Quando o feedback for em forma de áudio, deve-se buscar o máximo de qualidade e clareza na fala, além de polidez no trato com o cursista. Até para chamar a atenção sobre algum detalhe que queiramos corrigir, devemos ser cordiais e educados.

            Devemos, ainda, buscar outras formas de interagir com os cursistas. Ferramentas como o haghout do Google+ e skipe, se bem explorados podem fazer essa aproximação tutor-aluno e diminuir o espaço geográfico, que é uma deficiência do ensino a distância.

            O grande desafio fica por conta da nossa capacidade de: administrar o tempo; não permitir que o aluno se sinta isolado, por meio de um diálogo constante; dominar as ferramentas que são colocadas à nossa disposição, para facilitar interação com os alunos; e desenvoltura dentro do ambiente virtual.

             Devemos ter consciência de que somos o reflexo da Proposta Pedagógica que norteia as nossas práticas.



Referências Bibliográficas

MILL, Daniel et. al - O desafio de uma interação de qualidade na educação a distância: o tutor e sua importância nesse processo - Cadernos da Pedagogia Ano 02 Volume 02 Número 04 agosto/dezembro 2008;


5 comentários:

Lady Starlight disse...

Olá, Paulo!
Adorei a forma como você construiu seu texto. Muito bom mesmo! Só sugeriria a você fazer o link do texto que você citou: "A Comunicação e a Interação do Tutor", para que possamos aprofundar o tema acessando o texto.
Essa interação entre nós, cursistas, tem sido uma experiência muito enriquecedora!
Abraço,
Stella

rosadaserra disse...

Excelente texto, professor Paulo!

Linguagem objetiva, clara, com argumentos bem fundamentados.

Gostoso ler sua redação.

Mais uma vez reafirmo o valor dessas trocas de experiências leitoras e de vivências profissionais.

Afetuosamente, Rosa Maria

Nilma Costa disse...

Fluido, objetivo e claro. Adorei seu texto! Ele resume de forma pontual esses feedbacks tão importantes na EaD.
Um abraço,
Nilma

Profesor Paulo Cezar disse...

Caras colegas Rosa e Nilma,
Agradeço os comentários feitos ao meu texto.
Fico lisonjeado e motivado a cada vez caprichar mais.
Um grande abraço.
Paulo

Profesor Paulo Cezar disse...

Cara Stella,
Agradeço sinceramente os comentários e as orientações. É gratificante e muito instrutivo ouvir as opiniões sinceras de colegas mais experientes.
Um grande abraço.
Paulo